Você provavelmente já notou que os arquivos .fbx exportados no Blender ficam com a rotação toda errada no Unity.
A solução mais simples para isso é usar o add-on de Blender desenvolvido pelo “Mirgar” (usuário do fórum oficial do Unity).
Como instalar o Add-On
- Baixe o add-on no link https://forum.unity.com/attachments/unity_tools-2-80-and-newer-zip.497732/
- Abra o arquivo .zip e extraia o arquivo Unity_tools.py
- Abra o Blender, vá em Edit / Preferences / Add-ons
- Clique em “Install…” e selecione o arquivo Unity_tools.py
- Habilite o add-on clicando na caixinha dele
Como usar o Add-On
- Selecione o objeto que você deseja corrigir a rotação
- Clique na aba “Misc” no canto superior direito da janela (viewport)
- Clique em “Simple Rotation Fix”
Agora é só exportar o arquivo .fbx e importá-lo no Unity!
Link da publicação original (do Mirlar): Blender > Unity Rotation Fix – Unity Forum