Como consertar rotação de arquivos .fbx do Blender para Unity 3D

Você provavelmente já notou que os arquivos .fbx exportados no Blender ficam com a rotação toda errada no Unity.
A solução mais simples para isso é usar o add-on de Blender desenvolvido pelo “Mirgar” (usuário do fórum oficial do Unity).

Como instalar o Add-On

  1. Baixe o add-on no link https://forum.unity.com/attachments/unity_tools-2-80-and-newer-zip.497732/
  2. Abra o arquivo .zip e extraia o arquivo Unity_tools.py
  3. Abra o Blender, vá em Edit / Preferences / Add-ons
  4. Clique em “Install…” e selecione o arquivo Unity_tools.py
  5. Habilite o add-on clicando na caixinha dele

Como usar o Add-On

  1. Selecione o objeto que você deseja corrigir a rotação
  2. Clique na aba “Misc” no canto superior direito da janela (viewport)
  3. Clique em “Simple Rotation Fix”

Agora é só exportar o arquivo .fbx e importá-lo no Unity!

Link da publicação original (do Mirlar): Blender > Unity Rotation Fix – Unity Forum

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