Hoje, o Google Play pede que os desenvolvedores criem os “Android App Bundles” para que os usuários possam baixar versões mais leves dos aplicativos disponíveis na loja.
O que é um Android App Bundle (AAB) e por quê ele foi criado?
Antigamente, para lançar um jogo na plataforma Android, bastava você gerar um arquivo “.apk” do seu jogo e disponibilizar aos usuários.
Para que um jogo rodasse em todos os smartphones do mercado, seu arquivo “.apk” tinha que suportar os 3 tipos de arquitetura de processador, que são: o ARMv7, o ARM64 e o x86.
O problema é que esse excesso de informações de arquitetura tornava os arquivos “.apk” grandes. Isso não só deixava os downloads mais lentos como usava mais dados de rede móvel (como 3G e 4G), afastando alguns usuários.
Então, para reduzir o tamanho do arquivo “.apk“, o Google passou a exigir que os desenvolvedores disponibilizem um arquivo “.apk” específico para cada arquitetura de processador, permitindo ao usuário baixar apenas o arquivo “.apk” compatível com o seu smartphone e sem o excesso de informações referentes às outras arquiteturas.
Para simplificar o trabalho do desenvolvedor, que tinha que enviar diversos arquivos “.apk” individualmente, o Google criou o Android App Bundle, que é um pacote com todos esses arquivos “.apk” dentro. Esse pacote é um arquivo de extensão “.aab” que pode ser criado no Unity.
Como criar um AAB e enviar ao Google Play?
Basta abrir a janela “Build & Run” do Unity, selecionar a opção “Build App Bundle (Google Play)“, clicar em “Build” e selecionar o local onde você deseja salvar o arquivo .aab.
Para enviar este arquivo ao Google Play, basta enviá-lo igual um arquivo .apk normal, na página “Versões de Apps”, da aba “Gerenciamento de Versões” do Developer Console.